Powered By Blogger

Número total de visualizações

Receba os posts deste blogue por email ou feed

Subscribe

Há matérias que não cabem nos meus outros blogues mas que não quero que delas não se tenha conhecimento. Essas virão para aqui! O Conhecimento é a Luz da Expansão da Consciência. Ao Homem cabe o trabalho de busca, estudo e partilha para que a outros chegue essa Luz. A Inteligência alimenta a memória do cérebro animal. O Conhecimento alimenta o pensamento do cérebro humano. O Discernimento, análise inteligente do conhecimento, é a Luz da Consciência do cérebro divino que o Homem traz consigo.

[5] já por aqui passaram

Suas atitudes são responsáveis pelo seu destino, "Luiz Gasparetto"

Medicina do Corpo, da Alma e do Espírito

Medicina do Corpo, da Alma e do Espírito
(clique na imagem para saber mais)
* medicina transdimensional, transdisciplinar integrativa unificada.
* ações de esclarecimento e de formação para autocrescimento e defesa ontopsiconeurofisiológica consciencial (conhecer e controlar o animismo expandindo a Consciência, do Ser (Físico) ao Eu (Divino)
.

Tel (+351) 919252794

"aprenda a mover-se na 5ª Dimensão porque a 3ª está a cada dia mais intransitável e a 4ª não é lugar para se ficar."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

[saude] - Comer, Andar e Sorrir

Artigo de Ildo Meyer



MÉDICOS E MÁGICOS

COMER, ANDAR E SORRIR

Durante muito tempo cultivei a fantasia de que um dia, quando estivesse bem velhinho contaria o segredo de minha saúde e jovialidade. Resolvi antecipar a data por vários motivos. 1) Não sei se vou ser um velhinho saudável 2) Meus leitores não merecem ficar privados destes conhecimentos por mais 50 anos 3) Os conceitos mudaram 4) O segredo da existência não consiste apenas em viver bastante, mas em saber para que se vive e poder compartilhar.

Comer a metade, andar o dobro e sorrir o triplo.

Comer a metade – Magros vivem por mais tempo, são considerados mais saudáveis e formam o padrão atual de beleza. Na tentativa de emagrecer, pessoas ficam sem comer por longas horas.  Isto não funciona. Jejum prolongado não emagrece, porque a partir de 8 horas sem alimentação, o corpo passa a poupar energia e não consome mais tantas calorias. Além disto, ao invés de utilizar gordura como fonte de energia, o corpo passa a consumir tecidos de mais fácil liberação, como a massa muscular magra, resultando em perda da musculatura e não da gordura.

Uma dieta balanceada envolve um número mínimo e um número máximo de calorias, que devem ser ingeridas ao longo de cinco ou seis refeições diárias.  A conta é simples, comer várias vezes por dia em poucas quantidades. 

Até aqui tudo bem, o problema é encontrar alimentos saudáveis. Quase todos os alimentos estão artificializados.  Agrotóxicos envolvendo frutas e verduras. Animais  engordados com hormônios anabolizantes. Refinamento do açúcar, arroz, sal, farinha. Soja transgênica. Alimentos industrializados processados, envasados, congelados, desidratados, pasteurizados, aditivados. Não estamos comendo comida de verdade.

Um terço de todos os tipos de câncer, metade das doenças do coração e todas as formas de diabetes são diretamente relacionadas com a alimentação.  Motivo mais que suficiente para acreditar que a fonte da juventude e longevidade está bem perto de você, logo ali, na sua cozinha.

A boa noticia é que descobrimos alimentos que além de nutrir, auxiliam na prevenção de doenças e retardam o envelhecimento. Uma dieta saudável, não é mais aquela que não faz mal à saúde, é preciso conter estes alimentos funcionais.

 O tomate, por exemplo, possui em sua constituição o licopeno, substância nutracêutica que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Pode-se comer um tomate por dia, uma colher de molho de tomate ou ingerir somente o licopeno. Qualquer maneira funciona. Aveia, azeite de oliva, castanha do Pará, chá verde, vinho tinto, peixes, soja, iogurte natural...

 Hipócrates já dizia "Que o alimento seja seu remédio".

Andar o dobro – Tanto a falta de exercícios, como o excesso, são danosos à saúde.

Corridas longas e exaustivas aumentam o consumo de oxigênio em até 20 vezes.  Isto libera radicais livres, moléculas tóxicas que aceleram o envelhecimento. Correr é para poucos. A maioria desiste por problemas cardíacos, articulares, tendinites ou falta de estimulo.

Caminhar é tão eficiente quanto correr para a perda de peso, embora o resultado seja obtido mais lentamente. Em compensação, quase não causa lesões osteoarticulares, é mais segura do ponto de vista cardiovascular e apresenta maior índice de aderência ao exercício. O detalhe é que caminhar por treinamento é diferente de caminhar por lazer. A conta aqui também é simples, caminhe como se estivesse com pressa o dobro de tempo que você planejava correr.  Os benefícios serão os mesmos sem adicionar riscos.

Tão ou mais importante que andar é alongar, mas isto é outro segredo. Ande o dobro, mas não basta caminhar, é preciso ser responsável pelas pegadas deixadas.

Sorria o triplo – Historicamente o riso era associado à loucura ou pessoas abobalhadas. Lembram das mulheres japonesas sorrindo timidamente atrás dos leques? Este preconceito mudou.  "Sorrir é o melhor remédio" não é uma simples expressão popular. Sorrir é algo muito sério, sorrir é uma terapia sem contra-indicações.

Sorrir estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Rir também tem seu lado fitness. Dez minutos de gargalhadas movimentam profundamente o diafragma e os músculos abdominais e podem consumir até 50 calorias.

O sorriso é como um cartão de visitas, abrevia chegadas, prolonga partidas, aproxima, cria elos, torna as pessoas mais bonitas, relaxa, rejuvenesce. O problema é que o stress do dia a dia fez as pessoas esquecerem-se de sorrir, tornando-as sisudas, carrancudas. Quando dão um sorriso é tão artificial quanto a comida que ingerem.

Sorriso pra valer tem que ser natural, espontâneo. A geladeira estragou, o cão sujou seu sofá novo, a fila do banco está demorada, o trânsito engarrafou. Isto não é o fim do mundo. Não seja tão perfeccionista e ria dos pequenos azares que lhe acontecem. Ria também de você mesmo. Incorpore o sorriso no seu cotidiano. Encarar com bom humor as adversidades reduz o risco de ataques cardíacos e ativa o sistema imunológico.

Mais ainda, o riso pode ser contagioso. Sempre que você consegue que as pessoas riam, cria-se uma conexão, elas vão lhe ouvir e você pode dizer qualquer coisa a elas. Já dizia o grande humorista Charles Chaplin: "um dia sem sorrir é um dia desperdiçado".

Apesar de todos os cuidados, a preocupação da vida não deve ser focada apenas em chegar bem à velhice. Para chegar lá, é preciso andar, comer e sorrir pelo caminho. Provavelmente no futuro surjam mais segredos e tomara que quando lá chegar, as rugas que vierem a marcar meu rosto, indiquem apenas onde os sorrisos estiveram.


Ildo Meyer - médico, escritor e palestrante motivacional

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Etiquetas

Acerca de mim

A minha foto
EU SOU um Heilpraktiker Biohumanista que ajuda e ensina a melhorar o bem-estar físico, mental, psíquico e espiritual do HOMEM, pela intervenção holística na área da saúde e da expansão da consciência, pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal (interno e externo) para uma maior LIBERDADE do EU e AFIRMAÇÃO do SER dentro de Valores Sociais, Morais e Humanos aplicados segundo princípios da doutrina espírita de Allan Kardec. Licenciado em Sociologia Médica e Biopolítica, Bromatologia, Higiene Vital e Psicologia (1980/84)*; especializado em Osteopatia (1984/86), Acupunctura (1988/91), Medicina Ortomolecular e Eumetabólica (1999); pós-graduado em Bioética (1998); Mestre em Reiki de Expansão da Consciência à 5ªD (2007/09); Mestre em Hermetismo (esotérico e exotérico) (2009/11); terapeuta de FREQUÊNCIAS DE LUZ (terapia holistica quântica pleiadiana da 5ª Dimensão)(2011). Hoje EU SOU um Trabalhador da Luz que estuda, investiga, desenvolve e pratica ferramentas da medicina quântica do futuro, Terapias de Luz. Eu Sou Ivo, que procura ser uma consciência crística de Luz, Amor, Perdão e Paz. [* Área de intervenção-biomedicina educacional, física e espiritual, preventiva e terapêutica.]

Madeira - enxurradas de 20/02/2010 - videos de vídeo-amadores

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Imagens-de-video-amadores-ilustram-a-tragedia-madeirense.rtp&headline=20&visual=9&article=320863&tm=8