Powered By Blogger

Número total de visualizações

Receba os posts deste blogue por email ou feed

Subscribe

Há matérias que não cabem nos meus outros blogues mas que não quero que delas não se tenha conhecimento. Essas virão para aqui! O Conhecimento é a Luz da Expansão da Consciência. Ao Homem cabe o trabalho de busca, estudo e partilha para que a outros chegue essa Luz. A Inteligência alimenta a memória do cérebro animal. O Conhecimento alimenta o pensamento do cérebro humano. O Discernimento, análise inteligente do conhecimento, é a Luz da Consciência do cérebro divino que o Homem traz consigo.

[5] já por aqui passaram

Suas atitudes são responsáveis pelo seu destino, "Luiz Gasparetto"

Medicina do Corpo, da Alma e do Espírito

Medicina do Corpo, da Alma e do Espírito
(clique na imagem para saber mais)
* medicina transdimensional, transdisciplinar integrativa unificada.
* ações de esclarecimento e de formação para autocrescimento e defesa ontopsiconeurofisiológica consciencial (conhecer e controlar o animismo expandindo a Consciência, do Ser (Físico) ao Eu (Divino)
.

Tel (+351) 919252794

"aprenda a mover-se na 5ª Dimensão porque a 3ª está a cada dia mais intransitável e a 4ª não é lugar para se ficar."

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[saude] - artigo sobre a Gripe A - importante ler

IMPORTANTE

Artigo de Juan Gérvas*, médico espanhol considerado uma das autoridades mundiais nos cuidados de saúde primários, publicado a semana passada numa revista Portuguesa para Médicos de Medicina Geral e Familiar. Vale a pena ler.

*Médico de Canencia de la Sierra, Garganta de los Montes e El Cuadrón (Madrid).
Licenciado e Doutor em Medicina pela Universidade de Valladolid, Professor Honorário de Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid e Professor Visitante de Atención Primaria en Salud Internacional da Escuela Nacional de Sanidad (Madrid)
.

Rev Port Clin Geral 2009;25:438-441
opiniãoedebate

Face à gripe, paciência e tranquilidade – Versão nº 9
Juan Gérvas*
*Médico de Canencia de la Sierra, Garganta de los Montes e El Cuadrón (Madrid).
Professor Honorário de Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidad Autónoma de Madrid e Professor Visitante de Atención Primaria en Salud Internacional da Escuela Nacional de Sanidad (Madrid).


RESUMO
  • A gripe A é muito contagiosa e pouco grave. Menos grave do que a gripe habitual de todos os anos (gripe sazonal).
  • Face à gripe A é conveniente manter um comportamento prudente e tranquilo, similar ao que temos com a gripe sazonal.
  • Deve-se consultar o médico apenas em caso de enfermidade importante (tosse com sangue, grande deterioração respiratória).
  • Os antivirais Tamiflu e o Relenza não previnem a gripe A, têm efeitos secundários importantes. Devem reservar-se para tratar casos graves.
  • A vacina contra a gripe A é experimental, e por agora não se sabe nada sobre a sua segurança ou sobre a sua eficácia.
  • As pandemias prévias não produziram grande mortalidade desde que se passou a dispor de antibióticos para tratar as pneumonias que complicam a gripe. Essas pandemias também não tiveram um segundo surto de maior agressividade.
  • Para além da gripe A, os serviços de saúde têm que atender os milhares de doentes agudos e crónicos habituais, pelo que convém não saturar a actividade de médicos, enfermeiras e restante pessoal com pacientes ligeiros com gripe A.

O PROBLEMA
A gripe é uma doença viral de que se padece durante o Inverno, sob a forma de epidemia (epidemia sazonal), que afecta grande parte da população. Como diz (e bem) o refrão popular,
«a gripe dura sete dias com tratamento, e uma semana sem ele». A gripe é uma enfermidade leve, com febre e sintomas variados tais como dor de cabeça e muscular, náuseas, diarreia e mal-estar geral, que obriga a estar um par de dias em repouso. Não convém baixar a febre a todo o custo (nem sequer nas crianças), e o tratamento é o da dor e do mal-estar.

Pese embora a pouca gravidade da gripe, pode demonstrar-se que a mortalidade aumenta na população em dois picos anuais, um nos dias de Verão com o máximo de calor, e outro nos dias de Inverno com a epidemia de gripe. Por isso se aconselha a vacina contra a gripe, apesar de se discutir a utilidade desta vacinação.

A epidemia de gripe A, que começou no México em 2009, é de menor gravidade que a epidemia habitual. É uma gripe que contagia muito facilmente, e por isso é uma «pandemia», porque pode chegar a afectar uma parte substancial da população. Mas a contagiosidade da gripe A não diz nada sobre a sua gravidade, sendo de facto menos grave do que qualquer das gripes anteriores.
Afecta muita gente, mas mata menos do que a gripe sazonal de todos os anos. Os números são variáveis consoante a fonte dos dados, mas por exemplo, no Reino Unido houve centenas de milhares de casos e só umas 30 mortes e nos Estados Unidos da América, com um milhão de casos ocorreram 302 mortos. No Inverno austral (que coincide com o Verão em Espanha – e
em Portugal), na Argentina morreram cerca de 350 pessoas, na Austrália perto de de 132, no Chile 128 e na Nova Zelândia faleceram 16 pessoas. Com o Inverno austral quase no fim, no mundo inteiro ocorreram, até agora, 2.501 mortes. Para situar melhor o problema, calcula-se que em Espanha morram durante um Inverno «normal», por gripe sazonal, de 1.500 a 3.000
pessoas.

A mortalidade por gripe A afecta basicamente pessoas de idade inferior a 65 anos, pois os seniores parecem ter algum grau de protecção por terem sido submetidos a epidemias prévias com vírus semelhantes. Nas mortes provocadas pela gripe sazonal cerca de 90% das pessoas têm mais de 65 anos de idade enquanto que na grupe A só 10% pertencem a este grupo etário o que é
o mesmo que dizer que 90% da mortalidade por gripe A ocorre em menores de 65 anos. No entanto, em números absolutos, a gripe A mata poucos jovens, por exemplo nos EUA morrem anualmente por gripe sazonal cerca de 3.600 pessoas com menos de 65 anos e de gripe A morreram até agora 324 pessoas desse grupo etário. Por gripe sazonal morrem por ano cerca de 36.000 pessoas. A elevada mortalidade nos EUA deve-se provavelmente à sua falta de cobertura sanitária aos que mais dela necessitam (os pobres e os doentes).

Na Austrália, com o Inverno a terminar, morreram cerca de 132 pessoas por gripe A, das quais só aproximadamente 119 tinham menos de 65 anos. Na Austrália morrem por ano de gripe sazonal cerca de 310 pessoas com menos de 65 anos.

Os factores de risco pouco nos dizem sobre a mortalidade tanto na gripe sazonal como na gripe A. Por exemplo, nos EUA cerca de 67% das crianças que morreram por gripe sazonal entre 2003-2004 não apresentavam nenhum factor de risco.

Tivemos muitas pandemias, e a mais letal, a «espanhola» de 1918 matou, sobretudo por pneumonias bacterianas, os pobres (mal alimentados, amontoados, com habitações insalubres e mal protegidos do frio). Nas outras duas grandes pandemias, de 1957 e 1968 não houve tal letalidade, entre outras coisas pela existência dos antibióticos para tratar as pneumonias bacterianas.

Ao estudar as pandemias dos últimos séculos (de 1510 à actualidade) demonstra-se que nunca foi contagiada simultaneamente toda a população e que sempre que houve um segundo surto da pandemia a gripe manteve um carácter ligeiro também na segunda volta. A projecção para surtos de gravidade progressiva é uma fantasia, não é uma inferência a partir da realidade.
A fantasia está a introduzir o pânico na população quer através da utilização de grandes números («centenas, milhões de pessoas afectadas») quer da descrição de relatos emocionantes quase ao vivo e em directo de cada morte. Estes dois elementos levam o leitor/telespectador a ver-se e aos seus familiares próximos afectados pela doença ou mortos. Este é um exercício clássico de «invenção de doença» («disease mongering») de transformação mental de uma gripe A contagiosa e não grave numa gripe A virulenta e letal.
Num dia, o governo Canadiano propôs-se um objectivo duplo frente à gripe aviária: reduzir o número de mortos e manter a estrutura social. Na gripe A o problema não parece ser atingir o primeiro objectivo dado que a sua letalidade é mínima. E o segundo objectivo parece querer ser ignorado quando se propaga uma epidemia de pânico.

O QUE SE PODE FAZER FACE À GRIPE A?
Quando em 2005 a Organização Mundial de Saúde (OMS) prognosticou que poderiam morrer de gripe aviária até sete milhões de pessoas, desatou-se o pânico no mundo. Depois houve apenas 262 mortes. Assistiu-se, assim, a um gravíssimo erro de prognóstico. Em 2009, com a gripe A, convém não repetir o mesmo erro. Por isso, é central evitar o pânico. É absurdo ter pânico
face à epidemia de gripe A, por mais que venha a afectar (levemente) um grande número de pessoas.

Face à gripe A convém fazer o que sempre se faz face à gripe: cuidar-se com prudência e tranquilidade. Boa hidratação, boa alimentação, boa higiene, e recorrer ao médico quando haja sintomas de importância, tipo tosse com expulsão de sangue e grande deterioração da
respiração. Convém não tossir para cima de ninguém, não mexer no nariz, tapar a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho e quando estão sujas de mucosidades.

O vírus elimina-se pela mucosidade nasal aproximadamente durante os primeiros cinco dias da enfermidade. O uso de máscaras não parece que ajude a evitar a propagação da epidemia. Convém não fazer muita vida social nesses primeiros dias, como é costume em caso de gripe. No que respeita à gravidez, não há nada a dizer, pois estes cuidados são para se ter sempre, não
havendo deste modo nada mais a fazer. A diferença entre estar grávida e não estar é marginal, por exemplo, o risco de internamento por gripe A é de 3 por um milhão nas mulheres grávidas e de uma em cada milhão nas restantes mulheres.

Não há nenhum tratamento preventivo: os medicamentos contra a gripe não previnem a enfermidade (nem o oseltamivir – Tamiflu, nem o zanamivir – Relenza). Uma vez diagnosticada a doença, estes medicamentos são também quase inúteis (tiram meio dia à evolução da enfermidade). Também não existem estudos que avalizem a sua efectividade na gripe A. Para além disso, têm efeitos adversos. Por exemplo, durante a epidemia de gripe A, em crianças tratadas em Londres com oseltamivir – Tamiflu, metade tiveram efeitos adversos, geralmente vómitos, e em 18 % registaram-se alterações neuropsiquiátricas. Talvez em alguns casos valha a pena o seu uso como tratamento, por exemplo em doentes graves e em pacientes com doenças crónicas importantes, mas não são úteis nem em crianças nem em adultos saudáveis.

A vacina contra a gripe é de pouca utilidade em crianças e adolescentes, com uma efectividade de 33 %, e absolutamente inútil nos menores de dois anos. Há dúvidas sobre a sua eficácia em adultos e idosos. Sobre a vacina contra a gripe A não sabemos nada, mas em 1976 produziu-se nos Estados Unidos uma vacina parecida, também com toda a pressa pelo perigo de pandemia, e
o resultado foi uma epidemia de efeitos adversos graves (sindroma de Guillain-Barré, uma doença neurológica) que obrigou a parar a vacinação. A pressa não é boa para nada, e ainda menos para parar uma gripe como a A, que tem tão baixa mortalidade. Convém não repetir o erro de 1976. Em todo o caso, é exigível a assinatura de um formulário de «consentimento informado » que deixe claro os benefícios e riscos, e o procedimento a seguir face aos possíveis danos por efeitos adversos. Dada a pressa que há em produzir a vacina, e para evitar as consequências legais relacionadas com os problemas de segurança, em caso de danos serão os
Estados, e não a indústria farmacêutica, a responder às reclamações.

MAIS ALGUMA COISA?
Os testes diagnósticos rápidos da gripe A têm pouca sensibilidade (de 10 a 60 %). Quer dizer, não vale a pena fazer a determinação para saber se se tem na realidade a gripe A. Tanto faz, pois os conselhos a dar são os mesmos, e o teste não acrescenta a segurança de não se ter a gripe A.

Tanto o vírus da gripe A como o da gripe sazonal podem mutar, inutilizando as vacinas.

A vacinação contra a gripe sazonal não dá protecção contra a gripe A.

Convém não esquecer que uma criança (ou um adulto) pode ter outras enfermidades, além da gripe A. No Reino Unido houve casos de crianças que morreram por meningite por causa de falso diagnóstico de gripe A.

Durante a pandemia de gripe A continuará a haver enfartes do miocárdio, apendicites, insuficiência cardíaca, diabetes, asma, tentativas de suicídio, fracturas da anca, depressão, esquizofrenia e as outras mil enfermidades que requerem atenção médica. O comportamento sereno, paciente e tranquilo dos pacientes com gripe A é essencial para que os serviços de saúde funcionem bem e para que os médicos e restante pessoal de saúde se possam dedicar aos doentes que deles necessitem, com ou sem gripe A.

NOTA
O autor não tem outra intenção senão deixar claro o estado do conhecimento acerca da gripe A no momento em que escreve este texto, e para tal reviu a literatura mundial a seu respeito. Este texto é puramente informativo. O autor lamenta que muitos dos organismos públicos, as sociedades científicas e os meios de comunicação transmitam outra mensagem; terão as suas razões.

Este texto encontra-se traduzido em espanhol, inglês, francês, italiano e português: em: www.equipocesca.es

REFERÊNCIAS SELECCIONADAS
- Bath N,Wright JG, Broder KE e tal. Influenza-associated deaths among children in the United States, 2003-2004. N Engl J Med. 2005; 353:2559-67. - Blumenshine P, Reingold A, Egenter S et al. Pandemic influenza planning in the United States from a health disparities perspective. Emerging Infec Dis. 2008;14:709-15. - Burch J, Corbett M, Stock C et al. Prescription of anti-influenza drugs for healthy adults: a systematic review and meta-analysis. Lancet Infec Dis. 2009; doi:10.1016/S1473-3099(09)70199-9. - Choweil G,Miller MA,Viboud C. Seasonal influenza in the United States, France and Australai. Transmission and prospects for control. Epidemiol Infect. 2008;136:852-64 - Ellis C, McEven R.Who should receive Tamiflu for swine flu?. BMJ. 2009; 339:b2698. - Evans D, Cauchemez S, Hayden FG. «Prepandemic» immunization for novel influenza viruses, «swine flu» vaccine, Guillain-Barré syndrome and the detection of rare severe adverse affects. J Infect Dis. 2009; 200:321-8. - Gervas J. Disease mongering by WHO. BMJ.2009 [letter] http://www.bmj. com/eletters/339/aug10_1/b3172 - Kitching A, Roche A, Balasegaran S et al. Oseltamivir adherence and side effects among children in three London schools affected by influenza A (H1N1),May 2009.An Internet based cross sectional survey. Eurosurvillance 2009;29:1-4. - Jamieson D, Honein M, Rasmussen S et al. H1N1 2009 influenza virus infection during pregnancy in the USA. Lancet. 2009; July 29.DOI:10.1016/50140-6736(09)61304-0 - Jefferson TO, Demicheli V, Di Pietrantonj C et al. Inhibidores de neuraminidasa para la prevención y el tratamiento de la influenza en adultos sanos. www.cochrane.es/gripe/revisiones/CD001265.pdf - Mateo M, Larraux A, Mesonero C. La vigilancia de la gripe. Nuevas soluciones a un viejo problema. Gac Sanit. 2006;20:67-73. - Moreno DM, Taubenberger JK. Understanding influenza backward. JAMA. 2009;302:679-80. - Sheridan C. Flu vaccine makers upgrade technology and pray for it. Nature Biotechnolgy. 2009;27:489-91. - Shun-Shin M, Thompson M, Heneghan C et al. Neuraminidase inhibitors for treatment and prophylasis of influenza in children: systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. BMJ. 2009; 339; b3172. - Simonsen L, Taylor RJ,Vibourd C et al. Mortality benefits of influenza vaccine in elderly people: an ongoing controversy. Lancet Infect Dis. 2007; 7:658-66. - Smith S, Demicheli V, Di Pietrantonj C, Harden AR et al. Vaccines for preventing influenza in healthy children. Cochrane Database Syst Rev. 2008;(2):CD004879. - White N,Webster R, Govorkovs E et al.What is the optimal therapy for patients with H5N1 infection? PLoS Med. 2009;6:e1000091. TRADUTORES: Luís Filipe Gomes, MD, EMGF - 21/08/2009 Maria Isabel Santos, PhD - 07/09/2009
ABSTRACT
DEALING WITH THE PANDEMIC INFLUENZA CALLS FOR PATIENCE AND TRANQUILLITY – VERSION Nº 9
Influenza A (H1N1) is very contagious and of scarce severity. It is less dangerous than the usual seasonal flu.
When dealing with influenza A (H1N1) it is fitting to keep up a prudent and calm conduct,much like the one we adapt with the seasonal flu.
The doctor must be consulted only in case of grave illness (coughing up blood, great respiratory deterioration).
The antiviral drugs Tamiflu and Relenza do not prevent influenza A (H1N1), and have significant side effects. They must be reserved for serious cases.
The vaccine against influenza A (H1N1) is on an experimental stage, and presently there is no information about its safety
and efficiency.
The previous pandemics did not cause great mortality once the antibiotics that treat the flu-related pneumonias became available. Moreover, these pandemics did not have a second outburst of greater aggressiveness.
In addition to influenza A (H1N1), the health care services have to deal with the thousands of usual acute and chronic patients; the activity of doctors, nurses and remaining staff must not become saturated with patients that have mild influenza A (H1N1).

domingo, 13 de dezembro de 2009

[Design Inteligente] - Climategate: a ONU Censura a Imprensa



Climategate: a ONU Censura a Imprensa

Posted: 12 Dec 2009 06:09 AM PST

Passou-se na Cimeira das Alterações Climáticas das Nações Unidas, em Copenhaga

Um jornalista fez uma pergunta inconveniente sobre o Climategate a um pomposo especialista em aquecimento global da Universidade de Stanford. Este não gostou nada, e os funcionários da ONU intervieram de imediato para tentar parar a apostasia, até que um guarda da ONU armado entrou em acção para impedir que tudo fosse filmado.

A resposta do Prof. Schneider é muito reveladora. É que as pessoas não são parvas. Quem já demonstrou que não é de confiança são os "cientistas" do aquecimento global que escondem e destroem dados e apresentam outros manipulados. Mas parece que esse professorzinho Schneider confia mesmo é nesses 'valores' de deturpação e trapaça. Esse Schneider mostrou que é farinha do mesmo saco.

Tradução do Vídeo:
O jornalista Phelim McAleer coloca ao Professor Stephen Schneider de Stanford algumas Questões Inconvenientes sobre o 'Climategate'

Jornalista: O que pensa do comportamento do Professor Phil Jones em pedir aos colegas para apagarem emails e da destruição de dados financiados por fundos públicos?

Prof. Schneider: Eu não sei o que ele pediu, o que ele disse, eu não faço comentários sobre emails escritos e me são apresentados por pessoas em cujos valores eu não confio. [Nesta altura uma funcionária das Nações Unidas tenta retirar o microfone ao jornalista McAleer] Eu teria que ver tudo, por isso eu não posso comentar muito bem. O que eu posso dizer é que comunicações privadas que as pessoas têm umas com as outras certamente não são documentos públicos.

Jornalista: Mas a Universidade confirmou que são verdadeiros. [Agora a assistente do Prof. Schneider tenta impedir o questionamento do jornalista]

Devido à intervenção do guarda de segurança das Nações Unidas, o Professor Schneider conseguiu evitar responder a Questões Inconvenientes

>> ................... SITE ORIGINAL : http://designinteligente.blogspot.com/ ................... <<
Os conteúdos deste feed só podem ser copiados se for feita uma referência clara ao blog do Design Inteligente com indicação do respectivo link. Obrigado.

sábado, 12 de dezembro de 2009

meu Portugal! será que algum dia vais mudar?

"Sê a mudança que queres ver no mundo" Mahatma Ghandi

Neste tempo em que muitos gritam para se fazerem ouvir, interrogo-me se algum deles se conscientizou da frase que Ghandi disse um dia.
(in)Felizmente pertenço ao grupo dos céticos, daqueles que não acreditam que Portugal mude algum dia. Não se muda só pela vontade. É preciso «visão» e «sacrifício» num mesmo tempo. Não nego que o português não seja sacrificado, é até demais ... mas «sacrifício» sem objetivos é pura idiotice. Outros têm «visão» mas sacrifício não é com eles, fica para os outros, para os idiotas. Assim é o português que, salvo raro rasgo de coragem e valentia individual, é particularmente um sacrificado mas sem visão, característica bem usada pelos «visionários» espertos ... reza a história que já no tempo dos romanos um general escreveu ao seu Imperador queixando "de quanto estranho é este povo que não sabe governar-se nem deixa que o governem"...

Frei Tomás bem pode pregar que a mudança só acontecerá quando cada um a quiser assumir como sua. Enquanto "descansarmos" e acreditarmos que alguém cuida da gente, estamos fritos (somos muito crentes! Fátima cuida de nós!). O português, dizem que é europeu. Ainda bem, a sua sorte é estarmos na Europa Ocidental porque podiamos ser um país de um qualquer continente ou região subdesenvolvida do mundo. O português adapta-se a tudo!

Portugal é o país da UE Ocidental com o nível de vida mais caro, mas isso não impede que se "viva bem"!!!, o rico que embora pobre de espírito pode com o dinheiro que muitas vezes é do pobre ser rico, e o pobre, que sendo pobre de carteira não tem condições a ser rico de espírito, tá-se bem ...

3 exemplos para que me digam em que país eu vivo:
- A Microsoft, empresa que o meu governo apoiou em força, lançou recentemente o seu Windows 7 em versão portuguesa. Seja-se pobre ou rico é fácil hoje uma família ter mais que um computador, sobretudo depois da distribuição do Magalhães!!!. Pois então a Microsoft Portuguesa não disponibiliza licenças familiares. Em Portugal, Windows 7 só uma licença para um computador! Custo?, mais de 200 euros cada!!!. A quem tenciona atualizar seu sistema operativo para o novel Win 7 recomendo que compre um pack para 3 licenças por 80 libras no site do reino Unido (pode fazer o download na hora e receber o CD por correio sem custos). Ora digam lá ....., mas as empresas - os grandes - têm sua vida facilitada. Para esses as licenças são ao preço da chuva ...

- Combustíveis - o povo paga o que paga e contenta-se com a voltinha de fim de semana até "à praia" a descascar os tremoços e as pevides compradas com o mísero desconto de pouco mais de 1 cêntimo por litro, enquanto os "grandes"
têm descontos chorudos para "relançaram a economia" poderem fazer vida à "francesa"; Idêntico folhetim passa-se com as comunicações móveis, etc., etc., ...

- Fins de semana - em Portugal os hotéis raramente fazem promoções e frequentemente os preços são mais caros! Em França, em Espanha, e por aí fora, aos fins de semana os preços são mais baixos.

Gostava de compreender este pensamento mesquinho e entender as razões desta economia de mercearia. Português prefere ganhar 100 de 1 do que ganhar 1 de 100. Quando iremos mudar esta mentalidade de idade média tão tacanha.... ora digam lá que Portugal está no caminho certo . Desabafei. Façam o favor de serem felizes que hoje está aquele solinho de inverno a convidar uma bisca no jardim do meu bairro, que é onde passam o dia a maior parte dos reformados compulsivos do Portugal democrático (ainda se lembram dos 3 Ds de Abril74? Este país tem o que merece, matou-os a todos - Descolonização, foi o que foi!; Desenvolvimento, está-se a ver!; Democracia, deu no que deu e ainda aqui vamos ....

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

[historia de Portugal] - 1º de Dezembro, 1640 - 2009

Comemora-se hoje mais um aniversário sobre esse histórico dia de bravos feitos lusitanos de 1640, mas de tão longínquo que vai esse dia que só os monárquicos o celebram. Hoje, com o mundo a reclamar por necessidades humanas e sociais básicas, estão os meus "altos representantes", democraticamente eleitos, enfiados num luxuoso hotel do Estoril a discutir "Inovação e Crescimento"!!!! ... é mesmo à Sócrates, sensibilidade social traduzida em 15€ de pensão para os mais carenciados do país... mas foi eleito democraticamente .... e venceu perdendo; os outros, ganhando, perderam!

Voltemos ao 1º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência (1640),[não sei se hoje se ensina isto nas escolas da era do Magalhães (a maiúscula é por respeito a esse Bravo Português responsável pela 1ª viagem de circum-navegação no início século XVI)], fica um apontamento histórico que para além da notável síntese e aceleração narrativa é copiosamente temperado com o nosso tão hilariante quanto irreverente sentido de humor.
Olhe-se o feito da padeira de Aljubarrota, afinal também ela lutou pela independência e identidade de Portugal. E ainda por cima, não só sabia fazer pão como usar com mestria as armas femininas . Não perdeu tempo com o rolo da massa porque a Pá sempre despacha mais. Talvez seja o que nos faça mais falta no momento ...

Visionem o vídeo História de Portugal em 7´ 17", tenham um excelente dia e sejam felizes à portuguesa porque recordem que hoje, 1Dec2009, assinala-se em Lisboa a entrada em vigor do novo tratado da União Europeia que o futuro dirá se para o bem se para o mal. Em honra do mesmo deixo-vos uma memorável interpretação do Hino à Liberdade, da 9ª sinfonia de Beethoven, na voz de Miguel Rios junto com Víctor Manuel, Ana Belén e Joan Manuel Serrat.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

[autoconhecimento] - indicador de personalidade MBTI - comprova o teu


Em 1927, Carl Jung lança o livro "Tipos Psicológicos" onde categoriza os seres humanos, criando 8 tipos de personalidade.

Na altura, Jung não aprofundou muito seus estudos. Mas nos anos 50 Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram um indicador que pudesse captar e identificar os tipos psicológicos nas pessoas baseadas nas características descritas por Jung. Deste trabalho resultaram 16 tipos.

Mais tarde, na década de 70, David Keirsey lançou um livro "Please Understand Me" onde criou subgrupos aos quais chamou Temperamentos.

O link abaixo corresponde ao teste baseado nos trabalhos de Jung, Myers Briggs e Keirsey.

Tem 70 perguntas e precisa de alguma dedicação. Mas é muito interessante.

Descobre-te mais e partilha aqui o teu tipo de personalidade.
http://www.inspiira.org/mbti.php

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

[saude - gripe A H1N1] - alternativa caseira ao tamiflu

Alternativa caseira ao tamiflu

O anis estrelado é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, Laos e Malásia é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu da Empresa Suiça Roche (a quem o antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld vendeu a patente e posteriormente a quis reaver).

Caso não se encontre no mercado o anis estrelado, pode usar-se a erva-doce por possuir o mesmo princípio ativo do anis estrelado - o anetol - , e agir como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarreia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...

Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vezes dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.

Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar dirigir e/ou operar máquinas.

Obs:
- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas não substitui a assistência médica necessária;

- Donald Rumsfeld controlava 90% da produção mundial do anis estrelado da China, desde 1997, quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1 (uma das variáveis do H1N1)... seria por acaso???

________________________________

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aura-Soma - conheça-se, teste a sua aura

Aura-Soma - clique sobre a palavra ou copie e cole na janela de endereços do seu browser o endereço abaixo
http://istoedinamica.terra.com.br/planeta/produtos/aurasoma/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[saude] - gripe A H1N1 - "Operación Pandemia"

YouTube
Um belíssimo documentário sobre os segredos e os medos que os organismos mundiais lançam sobre os governos e as populações, definhando, quiçá deliberadamente, a imunidade humana enquanto escondem os seus verdadeiros propósitos e as verdadeiras soluções. Recomendo também (vivamente) a visualização dos vídeos da ex-ministra da saúde da Finlândia, Dra Rauni Kilde (a Dra Rauni-Leena Luukanen-Kilde foi representante da Finlândia na OMS e acessora médica da Cruz Vermelha Internacional), <http://www.youtube.com/watch?v=nTgyakGAddM> é apenas um deles, de muitos outros bem interessantes.

...un documental de Julián Alterini.

¿Qué se esconde detrás de la gripe porcina?
¿Por qué la insistencia?

operacionpandemia@gmail.com

Realizado en julio del 2009.


(ATENCION: La referencia a la "Campaña de vacunación masiva contra la gripe porcina del año 2009" es un error. En realidad se hace referencia a la campaña de vacunación masiva contra la gripe porcina del año 1976 que tuvo como resultado múltiples muertes y parálisis, siendo, una vez más, Donald Rumsfeld el secretario de defensa del por entonces presidente de EEUU: Gerald Ford. DISCULPEN LAS MOLESTIAS.)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

[mensagem reflexiva 0008] - 2009.10.27

Mensagem de Luz 120 – ESCOLHER FAZER

Tu podes fazer tudo. Podes, mas não deves. Há coisas que podes fazer, mas que te vão deixar triste. Há coisas que podes fazer e que te vão deixar descentrada, sem energia, infeliz, sorumbática, azeda, nervosa, expectante, maquiavélica. Podes fazer tanta coisa...A minha pergunta é: «Escolhes fazer isso? É a tua escolha?»

Uma coisa é poder fazer, outra coisa é escolher fazer. Tu podes fazer tudo o que está ao teu alcance e dos teus. Tudo. Mas nem tudo o que podes fazer te devolve o sentido do teu ser inteiro. Não estás inteira quando fazes certas coisas.

O homem utiliza a matéria para lhe devolver o eu. Por isso é tão importante escolher a partir do que tu és. Quando fazes algo que se coaduna com o que tu és, ou com o que anseias ser - porque o ser também se pode ir construindo através de acções que o devolvem inteiro -, ficas centrada, inteira, íntegra. Ficas tu em toda a tua plenitude.

Quando escolhes não fazer algo que podes fazer, mesmo perdendo bens materiais com isso, só porque isso não te devolve o teu eu, ficas mais inteira, mais forte e mais convicta. Logo a seguir podes notar que, por teres escolhido não fazer algo, terás a oportunidade de escolher fazer uma outra coisa que, essa sim, te devolve a tua identidade em toda a sua plenitude.

Esse é o descanso do céu. É quando nós descansamos. É quando paramos um pouco e percebemos que valeu a pena tanta aflição, tanto desespero para tentar levar a pessoa a voltar a pisar o seu próprio caminho. É nesta altura que poderemos ver mais uma alma a iluminar todos os cantos da terra.

A Alma Iluminada
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Download CCleaner 2.25.1025 - FileHippo.com

Otimize seu computador. Liberte-o de ficheiros que só atrapalham. Use regularmente a opção de "limpeza do disco" das ferramentas do sistema. Pode também usar o programa gratuito CCleaner que pode baixar clicando no link abaixo

Download CCleaner 2.25.1025 - FileHippo.com

sábado, 24 de outubro de 2009

[saúde] - Alimentação Saudável um Guia Prático de Nutrição

Alimentação Saudável um Guia Prático de Nutrição

não há uma boa saúde sem uma boa nutrição do corpo, da mente e do espírito e esta, a nível de nutrientes, só se alcança por uma correta alimentação racional balanceada.

[mensagem reflexiva 0007] - 2009.10.23

Ching 42 - o Trovão, o Vento e O Crescimento
Podemos trabalhar sobre a nossa elevação espiritual e alcançar metas importantes. Crescer-se-á rápido se no percurso ajudarmos as pessoas que precisam e estão próximas a elevarem-se também.
.


Mensagem de Luz 117 – PROPÓSITO

Quando estiveste cá em cima, antes de reencarnares, foi-te confiada uma missão. Todas as almas vão à terra com uma missão. Ter um propósito faz parte da experiência da matéria. A sobrevivência por si só não é um propósito espiritual. Trabalhar com o intuito único de ganhar e amealhar riqueza não é um propósito espiritual.

Um propósito, por exemplo, é a experiência. Passar por determinadas experiências para conhecer o âmbito e a extensão da participação do espírito na matéria. Isso é um propósito.

Acontece que as pessoas nascem, e a sobrevivência passa a ser o propósito. Em nome da sobrevivência, anulam-se os mais altos valores espirituais. Em nome da sobrevivência, descuida-se o propósito. Sem propósito, nada acontece. Sem propósito ou com um propósito assente apenas em retorno material, até pode acontecer alguma coisa, mas não se alcançam os grandes voos cerimoniais.

Olha para dentro de ti próprio e questiona-te do propósito desta iniciativa.
Para que serve? Em que é que isto ajuda a humanidade ou as pessoas que te são mais chegadas? Porque é que estás a fazer isto? É por ti, para te sentires mais completo, ou será que é para teres algum retorno, material ou afectivo?

Olha para dentro do teu coração, e sente. E ficarás a saber a resposta.

LUZ – Pergunte, o Céu Responde
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

MENSAGEM DE LUZ 119 – DISTÂNCIA

Distante está o tempo em que as coisas fluíam.
A felicidade foi há muito tempo e agora está distante.
Não culpes os outros. Não culpes o céu. Não nos culpes a nós.

A responsabilidade pela tristeza que sentes é inteiramente tua.
Não existe culpa, mas existe responsabilidade. Tu criaste uma distância entre o céu e a terra.

Não nos ouves a falar na tua vida e por isso achas que a tua atitude é justificada. Nós falamos na chuva que cai, no sol que brilha.
Mas também nos obstáculos que colocamos à tua frente, para que olhes para nós.

Encurta a distância. Olha para cima. Apreende-nos e ficaremos eternamente gratos. Nada faz sentido se o céu e a terra não estiverem em comunhão.

LUZ – Pergunte, o Céu Responde
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

[saúde] - herpes, conteúdo do portal do Médicos de Portugal

Porque há muito quem sofra de herpes, no verão ... e no inverno, achei interessante este conteúdo do portal Médicos de Portugal - www.medicosdeportugal.pt:

Vírus Herpes: Reactivado pelo frio

O vírus herpes pode ser desencadeado pelo frio: quando as temperaturas descem podem surgir nos lábios as pequenas lesões típicas da doença. Há então que tratar e prevenir o contágio: sem deixar de sorrir, mas talvez deixando de beijar...

Para ler o conteúdo na íntegra clique o link abaixo:
http://www.medicosdeportugal.pt?action=2&cnt_id=2940

__________________________________________
Médicos de Portugal
info@medicosdeportugal.pt
www.medicosdeportugal.pt

terça-feira, 6 de outubro de 2009

[alimentação] - Activa - erros alimentares que não deixam emagrecer

fora os comentários, alguns sem razão e sem contexto nem texto, não deixe de ler este artigo que, de maneira bem simples, nos dá 9+1 dicas imprescindíveis a uma boa saúde e que o/a ajudarão a sentir-se melhor.
N.B. - estas dicas também se aplicam aos homens!!!

clique aqui

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Observatório Cósmico : AÏVANHOV: Generalidades da Luz.

Ivo enviou o link de um blog para você:

Mensagem do Mestre AÏVANHOV, 26 de Julho de 2009 - mensagem reflexiva sobre o que somos e a nossa evolução como seres de Luz

Blog: Observatório Cósmico
Postagem: AÏVANHOV: Generalidades da Luz.
Link: http://mickbernard.blogspot.com/2009/09/aivanhovgeneralidades-da-luz.html

--
Powered by Blogger
http://www.blogger.com/

[mensagem reflexiva 0006] - 2009.09.30

Ching 15: a Montanha, a Terra e a Humildade
Não esqueça que na vida nada fica inalterado, mas tudo evolui transformando-se. Você deverá saber avaliar com a justa modéstia cada situação. Se está vivendo um momento de sucesso, redimensione o entusiasmo; se em vez espera um desenvolvimento, seja paciente: tudo caminha e se renova.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

[mensagem reflexiva 0005] - 2009.09.30

Ching 26 - o Céu, a Montanha e a Força que Domina
Dentro de si esconde-se uma grande força de ânimo e uma grande potência física. Ainda que nem sempre consiga percebê-la, essa potencialidade é presente e você deve apenas aprender a cultivá-la e discipliná-la. Este é o momento certo para usar o que está dentro de si e que você não sabe possuir.

Ching 8 - a Terra, a Água e A União É importante que você se una aos outros e sinta-se parte de um grupo, isso lhe dará sorte. A proximidade de amigos e pessoas confiáveis é uma enorme ajuda nos momentos de necessidade e doa a todos sempre uma grade força. Portanto, não hesite em propor-se de modo desinteressado e solidário com os outros.


Mensagem de Luz 116 - DAR E AGRADAR

Uma pessoa que está sempre preocupada em dar, em agradar, em que o outro se sinta bem, por trás de toda essa magnanimidade só há um intuito. Inconsciente, é certo, a pessoa pode até nem se aperceber, pode até não notar o quão carente está, o quão rejeitada se sente.

Todas estas acções solícitas apenas reflectem um desejo: "Gostem de mim." É isso. Tudo o que uma pessoa faz pelos outros, aquela ânsia de que toda a gente esteja bem, não é mais do que uma ânsia de que toda a gente ame, reconheça, dê valor àquele ser. E como tu sabes, tudo o que vocês fazem com o intuito de receber algo em troca, mesmo que não seja consciente, só leva a mais carência, mais solidão.

E como a pessoa que está fora de si própria não percebe que o está, porque pura e simplesmente não vai lá dentro, não se vê, continua na sua caminhada incansável para agradar aos outros, para fazer tudo a toda a gente. E quanto mais faz, mais sozinha fica. E não compreende. E fica triste. Mas como a sua moral lhe ensina que "no dar é que está a virtude", ao achar-se teoricamente virtuosa, nunca irá perceber que ela é a maior responsável por essa solidão.

Como não concebe ser ela própria a responsável, começa a culpar os outros. Passam a ser os outros os responsáveis pela sua solidão e pelo seu sofrimento. Temos vítima. Essa vitimização, essa necessidade de olhar para os outros como responsáveis pelos nossos problemas é confortável e socialmente aceitável. Em termos evolutivos é nula. Parou o cronómetro da evolução.

Só um dia, ou por já ter perdido tudo, ou por acordar como que por milagre da sua insanidade, é que esta pessoa vai perceber o que fez, o tempo que perdeu, o que sofreu e o que fez os outros sofrerem com as suas acusações.

A partir do momento em que essa pessoa comece a perceber que a responsabilidade única e inequívoca da sua vida é dela própria, das suas escolhas, passadas e presentes… nesse dia, quando ela perceber, estará definitivamente ligada ao céu e poderá, agora sim, desfrutar do ser incrivelmente maravilhoso que ela é, que está lá dentro e que nunca teve autorização para sair.

A Alma Iluminada,
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

[saúde - YouTube - medicina espiritual] - Em Busca da Cura

NOVO LINK CORRIGIDO: http://www.youtube.com/watch?v=xDzRlhLdh0U

O documentário da cineasta Júlia Machado mostra as atividades exercidas no Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL), em Florianópolis e São José. A produção apresenta ao público os diversos tratamentos desenvolvidos pelo núcleo, como a transferência energética, cromoterapia e massagem podal...

Produção: TVI Televisão + Cinema

RBS TV SC

NENL: http://www.nenossolar.com.br
© 2009 YouTube, LLC
901 Cherry Ave, San Bruno, CA 94066

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

[mensagem reflexiva 0004] - 2009.09.25

Ching 49 - o Fogo, o Lago e a Revolução
Devemos evitar entricheirarmo-nos no que julgamos ser as nossas certezas e cuidar para não considerarmos somente as nossas necessidades.
Compararmo-nos com os outros e considerar igualmente as suas necessidades, pondo em evidência os limites a que estamos submetidos, ajuda-nos a alcançar os objetivos serenamente e sem remorsos.

Mensagem de Luz 112 - A DOR DA ALMA

Eu sempre disse que tens de aceitar a dor. Não a dor provocada pelos outros, pois essa é ilusão. Ninguém nos provoca nada que não tenhamos sido nós a atrair. Não a dor da revolta, da tristeza não conformada. Da triste sucessão de dias cinzentos de autocomiseração. A dor de que falo é a dor da alma, a dor provocada pela separação, pelo facto de o eu não estar completo, não viver na unidade, tendo de permanecer nesse mundo de energias duais que não são facilmente harmonizáveis. Essa é a verdadeira dor do ser, que o faz sentir inseguro, rejeitado, sem final à vista que seja minimamente aprazível.

A dor que peço que aceitem é a verdadeira dor que sentem. A dor que trazem de dentro, de trás, desde o início dos séculos. E após essa dor, o que virá? E após essa exposição, às vezes tão mal interpretada, o que virá a seguir? Muitos deles, dos que não aceitam a dor, consideram-na estéril, fútil até. É mais fácil pensar noutra coisa e deixar a vida andar. O problema é que a vida não anda se essa energia estiver enclausurada. A mente pensa em mil coisas para se livrar dela, e todos os caminhos que se seguem na tentativa de virar a página e fingir sempre que ela não aconteceu, se transformam em acontecimentos densos de perdas e enganos.

E a dor aumenta. Ela não só ainda está lá, como está cada vez maior.
Cada vez é maior a insatisfação, cada vez é maior a insegurança e cada vez é maior a sensação de que se caminha numa estrada que não é a sua.
E aos valentes, aqueles que deixam a dor entrar e se relacionar com eles, eu quero enviar a minha maior admiração. Aqueles que aprendem a viver com a dor da incapacidade humana, a dor da alma, subam, pelas minhas palavras, à vossa espera está um mundo infinito e mágico de possibilidades para vir a ser o vosso dia de amanhã
.

A Alma Iluminada,
Alexandra Solnado

115 - MENSAGEM DE LUZ – ENTREGA

O homem espera pacientemente por instruções do céu. A entrega é total.
Já sabe seguir o seu caminho, e já sabe manter protegido o seu caminho.

O homem que se entrega completamente ao céu tem a vida facilitada. Deixa de ter perdas, deixa de ter de lutar por coisa alguma. A sua vida é um rio, onde a água flui calorosamente.

Está comprometido com a sua missão, a qual consegue cumprir. O caminho já não tem segredos, porque já não há medo. Há fé e entrega, apenas.

Com as sucessivas encarnações, o homem aprendeu a deixar de lutar, a fluir. Quando tudo está bem, avança. Quando algo está mal, entrega.

E essa entrega é a sua luz, a sua estrela radiante. Tudo está no seu lugar.
O homem flui, o céu comanda e os dois seguem o caminho harmoniosamente.

LUZ – Pergunte, o Céu Responde
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

[saúde] - receita para álcool gel a fazer em casa

Fácil de fazer,
melhor ter a receita à mão!!!!
Guarde a fórmula simples do álcool gel, caso venha a ter necessidade e não o encontre disponível no mercado:
2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em qualquer supermercado)
1 copo* de água quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
Espere até esfriar.
Acrescente 12 copos* de álcool de 96° graus.
Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus e que é mais asséptico que o álcool de 96º, que conhecemos há anos.
Nos supermercados só existe álcool de 46º.

1 copo* = 250ml

querendo, ainda dá para colocar umas gotas de óleo essencial e ter álcool gel com cheirinho ... oba!


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

[crescimento pessoal] - a meditação . . . para pensar

A meditação é o método mais eficaz de desenvolvimento de nossa consciência assim como de nossas percepções sensoriais e intuitivas... As respostas às nossas dúvidas e pedidos surgem sempre através de inspirações e idéias nossas ou sugeridas de algum amigo ou conhecido de nosso convívio, ou até por outras pessoas que ainda podemos vir a conhecer... Assim como praticar um esporte ou tocar um instrumento, a meditação consiste num exercício de habilidades inatas que podem ser desenvolvidas com sua prática diária. Não duvide de sua eficácia! Deus é perfeito nas coisas que faz, e sua manifestação pode ocorrer de modo por vezes inusitado. O não atendimento de um determinado pedido ou alguma dúvida que ainda persista; apesar do tremendo esforço em busca de orientação, não significa que seus sentimentos não foram ouvidos... Na maioria das vezes, é a "nossa própria consciência" que nos impede de entender e digerir as respostas às nossas questões... Nem sempre estamos em condições de entender que: o que queremos nem sempre é o melhor. E que há um poder maior do que nossa vontade; que administra os movimentos da natureza, inclusive nossas vidas... Nesse caso, devemos pedir e buscar humildade, para aceitar nossa própria incapacidade de compreensão; a fim de poder "abrir" os canais de nossa consciência; que possam captar os novos conhecimentos de que precisamos, para podermos evoluir mais um pouco... As respostas às nossas dúvidas surgirão na proporção em que tivermos capacidade de compreender e assimilar as imutáveis leis da natureza...
Pra pensar um pouco...

" A Consciência Espiritual nunca deve ser um objetivo em nossas vidas; mas sim, a consequência de viver e aprender um dia de cada vez...
"
Artes Xamânicas

http://artesxamanicas.blogspot.com


domingo, 20 de setembro de 2009

[mensagem reflexiva 0003] - 2009.09.20

Ching 30 - o Fogo e A Iluminação,
Mesmo que tenhas alcançado o sucesso, nunca deves esquecer quem está perto de ti; aquele que agindo à sombra contribui para manter-te na posição que obtiveste. Há sempre uma reciprocidade e uma relação entre ti e os outros, qualquer que seja o seu nível. Não caminhes na solidão.


Mensagem de Luz 114 - A EXPERIÊNCIA DA MATÉRIA E O KARMA

A experiência da matéria passa por vir à terra religar, saber quem se é a nível espiritual e aí conseguir viver esse ser espiritual na densidade. Vivenciar a densidade com a cabeça e com o coração no céu. Ser o ser espiritual, a viver na terra.

Quanto mais a pessoa vivencia a dor e o sofrimento com os parâmetros aí de baixo, menos os compreende; revolta-se, não da significado ao que vive, não percebe que atraiu o que está a passar para limpar e evoluir, culpa os outros da sua evolução, bloqueia, e esse bloqueio torna-se um karma. Nunca mais quererá voltar a essa situação para não sofrer. Nem nesta nem noutras vidas.

E a situação que supostamente tinha sido despoletada para resolver e avançar, fica ali, congelada, à espera de melhores dias. E a pessoa, nesta e noutras vidas, vai atraindo situações semelhantes, cada vez mais fortes e violentas, para ir lá, à dor, a esse lugar descongelar, desbloquear, aceitar, chorar, fazer finalmente o luto da perda, e de tanto mastigar essa dor, ela desfaz-se. É então que o karma desaparece.

Só aí é que a densidade se dilui e a pessoa começa a elevar-se.
E, ao elevar-se, começa a encontrar o seu ser espiritual, quem ela verdadeiramente é, quem ela nunca deixou de ser, desde que nasceu como energia, há milhões de anos atrás.

Este Jesus Cristo Que Vos Fala, Livro 3/ A Era da Liberdade
Alexandra Solnado
www.alexandrasolnado.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[saúde] - GRIPE A (H1N1) - PERGUNTAS/RESPOSTAS FREQUENTES

GRIPE A (H1N1) – PERGUNTAS/RESPOSTAS FREQUENTES

PERGUNTA

RESPOSTA

1.-

Quanto tempo permanece ativo o vírus numa superfície (maçaneta, corrimão, mesa, etc.)

Até 10 horas.

2. -

Quão útil é o álcoolgel para limpar as mãos?

Torna o vírus inativo e mata-o.

3.-

Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a humidade, (mucosa do nariz, boca e olhos).

O vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

4.-

É fácil o contágio em aviões?

Não, o meio é pouco propício para ser contagiado, a menos que a seu lado viaje alguém que espirre ou tussa sem cuidar de medidas higiénicas.

5.-

Como posso evitar contagiar-me?

Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca.

Não estar com gente doente.

Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia. Permanecer afastado acima de 1 metro de quem tosse ou espirra.

6.-

Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-

Quando se deve começar a tomar o remédio?

Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, as melhoras são de 100%

8.-

De que forma o vírus entra no corpo?

Pelo nariz, boca e olhos e por contato ao dar a mão ou beijar quem esteja infetado.

9.-

O vírus é mortal?

Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-

Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-

A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

Não, porque contém químicos e está clorada

12.-

O que faz o vírus quando provoca a morte?

Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13.-

Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

Desde que se tem o vírus, antes mesmo que se verifiquem os sintomas.

14.-

Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-

Onde se encontra o vírus no ambiente?

O vírus pode estar em todo o lado!

Quando alguém espirra ou tosse e não toma medidas profiláticas aconselhadas, social e sanitariamente, o vírus, havendo-o, fica em qualquer superfície como mesas, balcões, maçanetas, dinheiro, papel, documentos, caixas de multibanco, etc.

Já que não será esterilizado o ambiente, recomenda-se extremar a higiene das mãos.

16.-

O que fazer se frequentar espaços públicos ou se viajar em transporte público?

Evitar, o que é praticamente impossível, tocar em superfícies públicas.

Tomar cuidado se à sua volta há alguém que espirre ou tussa sem que tome medidas de higiene social.

Não levar as suas mãos à boca, nariz ou olhos e na 1ª oportunidade lavá-las com água e sabão ou álcoolgel. (mal chegue a casa deve lavar no imediato as mãos e tomar muito cuidado com as superfícies em que toca).

17.-

O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-

Qual é a população que está atacando este vírus?

De 20 a 50 anos de idade.

19.-

É útil a máscara para cobrir a boca?

O uso da máscara é de reduzida eficácia e só se justifica em pessoas já infetadas.

Existem umas de maior qualidade que outras, mas se você não está doente pouco adianta o seu uso porque os vírus, pelo seu tamanho, atravessam-na como se ela não existisse, e ao usar a máscara cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima húmido próprio ao desenvolvimento virai.

20.-

Posso fazer exercício ao ar livre?

Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

21.-

Serve para algo tomar Vitamina C?

Não serve para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir ao seu ataque.

22.-

Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

23.-

O vírus move-se?

Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

24.-

Os mascotes contagiam o vírus?

Este vírus não, provavelmente contagia outro tipo de vírus.

25.-

Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?

Não.

26.-

Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de contágio e com estrito controlo médico.

27.-

O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?

Não sabemos que estrago possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

28.-

Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?

Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

29.-

Serve para algo tomar antivirais antes dos sintomas?

Não serve para nada.

30.-

As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia caso se contagiem com o vírus?

SIM, por razão da sua capacidade imunitária já estar fragilizada.

31.-

Uma gripe convencional forte pode-se converter em influenza?

NAO.

32.-

O que mata o vírus?

O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, o álcoolgel.

33.-

O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?

O isolamento.

34.-

O álcoolgel é efetivo?

SIM, muito efetivo.

35.-

Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?

Não. As vacinas da influenza e da gripe A são distintas. Uma não dispensa a outra.

36.-

Este vírus está sob controlo?

Não totalmente, mas estão-se tomando medidas agressivas de contenção.

37.-

O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

38.-

Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?

SIM.

39.-

As crianças com tosse e gripe têm influenza?

É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

40.-

Medidas que as pessoas que trabalham devem tomar?

Lavar as mãos muitas vezes ao dia e tomar cuidado com quem espirra, que deve usar sempre um lenço de papel descartável de uso único, deitá-lo no lixo, melhor no vaso sanitário, e lavar as mãos de seguida com álcoolgel ou água e sabão.

41.-

Posso-me contagiar ao ar livre?

Se há pessoas infectadas que tussam e/ou espirrem perto, pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-

Posso comer carne de porco?

SIM pode e não há nenhum risco de contágio.

43.-

Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

Ainda que se controle a epidemia, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e poderá ainda não haver uma vacina.

Arquivo do blogue

Etiquetas

Acerca de mim

A minha foto
EU SOU um Heilpraktiker Biohumanista que ajuda e ensina a melhorar o bem-estar físico, mental, psíquico e espiritual do HOMEM, pela intervenção holística na área da saúde e da expansão da consciência, pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal (interno e externo) para uma maior LIBERDADE do EU e AFIRMAÇÃO do SER dentro de Valores Sociais, Morais e Humanos aplicados segundo princípios da doutrina espírita de Allan Kardec. Licenciado em Sociologia Médica e Biopolítica, Bromatologia, Higiene Vital e Psicologia (1980/84)*; especializado em Osteopatia (1984/86), Acupunctura (1988/91), Medicina Ortomolecular e Eumetabólica (1999); pós-graduado em Bioética (1998); Mestre em Reiki de Expansão da Consciência à 5ªD (2007/09); Mestre em Hermetismo (esotérico e exotérico) (2009/11); terapeuta de FREQUÊNCIAS DE LUZ (terapia holistica quântica pleiadiana da 5ª Dimensão)(2011). Hoje EU SOU um Trabalhador da Luz que estuda, investiga, desenvolve e pratica ferramentas da medicina quântica do futuro, Terapias de Luz. Eu Sou Ivo, que procura ser uma consciência crística de Luz, Amor, Perdão e Paz. [* Área de intervenção-biomedicina educacional, física e espiritual, preventiva e terapêutica.]

Madeira - enxurradas de 20/02/2010 - videos de vídeo-amadores

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Imagens-de-video-amadores-ilustram-a-tragedia-madeirense.rtp&headline=20&visual=9&article=320863&tm=8